Racionamento: Caern intensifica rodízio no fornecimento de água em Acari e Currais Novos




Em contato com o blog do Nelder Medeiros, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), através do Chefe do Escritório Local do município de Acari, o Sr. Adelson Sebastião, passou algumas informações sobre medidas que vêm sendo tomadas no que diz respeito ao abastecimento de água às populações de Acari e Currais Novos, diante da reconhecida situação crítica quanto aos níveis dos mananciais que atendem a região.


Com a situação de baixos níveis de água nesses mananciais – Dourado e Gargalheiras – a Caern informa que está alterando o sistema de rodízio (racionamento) no abastecimento que vinha sendo adotado.

O açude Dourado, que em situação normal abastece Currais Novos, secou, fazendo com que a cidade passasse a ser abastecida apenas por Gargalheiras, que já abastece também Acari.


A partir deste sábado, dia 1º de novembro, passa a funcionar a nova escala de rodízio no fornecimento de água para Acari e Currais Novos. Atualmente, o abastecimento é feito, por 24 horas, sendo interrompido nas 24 horas seguintes. A escala a ser adotada agora prevê o abastecimento por 24 horas e interrupção por 48 horas, ou seja, um  dia com água e dois dias sem, de forma a garantir um período mais prolongado de suprimento de água no manancial.

Novo esquema de rodízio (racionamento) 

Setor 01 - Bairros: Tarcízio Bezerra, Petrópolis e parte do Centro

Setor 02 – Bairros: Parte do Centro, Dinarte Mariz, Luiz Gonzaga, Ari de Pinho e Padre Cortez.

No terceiro dia fica interrompido para os dois setores. Veja o esquema:



Obs: Os dia marcados com um "X" serão os dias onde haverá abastecimento em cada setor.


A partir desta sexta-feira, dia 31 de outubro, não haverá abastecimento para nenhum setor.


Nas comunidades, Gargalheiras e Bulhões não haverá abastecimento nas segundas, quartas e sextas.


O açude Gargalheiras, cuja gestão é de responsabilidade do DNOCS, atua hoje com menos de 6% do seu volume de armazenamento. Diante desse cenário, mostra-se, de fundamental importância que a Caern tome estas medidas anunciadas, a fim de garantir melhor atendimento à população.

Balsa (Flutuante)


Na manhã desta sexta-feira (31), equipes da Caern estarão realizando as primeiras ações de limpeza na tomada d’água, localizada na “parede” do Gargalheiras, onde no máximo 10 dias será instalada a “Balsa” flutuante para que se possa captar melhor a água do volume morto. As tubulações e a balsa já chegaram em Acari.

Comentários