Prefeitura de Acari implantará o projeto "Lixo Zero", um modelo para as demais cidades do Seridó



O projeto "Lixo Zero", que está sendo desenvolvido pela empresa Pactual Comércio e Serviços LTDA, junto a Prefeitura de Acari, foi tema de reunião na tarde desta terça-feira (14), na sede da Secretaria de Educação e Cultura do município. 

O prefeito Isaias Cabral, acompanhado de secretários, coordenadores, Presidente da Associação dos Ceramistas, Representante da Polícia Mirim e gestores da educação, discutiu algumas metas e logística para a inicialização prática do projeto, que possibilitará a adequação do município à política nacional de resíduos sólidos. Um plano a ser desenvolvido a cerca da coleta seletiva na cidade.

O projeto "Lixo Zero" é amplo e abrange: educação ambiental, reciclagem, inclusão social, destino final do lixo e outros. Todo o trabalho terá uma realização conjunta nas atividades de educação ambiental.

Todo o processo conta com as parcerias entre: Prefeitura de Acari, Cosern, Sesi e Cooperativa dos Catadores. 

O prefeito Isaias falou das ações já realizadas para amenizar os efeitos do lixão no meio ambiente e dos trabalhos a serem executados com o objetivo de extinguir o lixão e dar mais qualidade de vida aos catadores:

"Nossa administração deu um avanço enorme, em relação ao lixão do município. Agora, o nosso objetivo é extingui-lo. Vamos tentar colocar em prática o nosso projeto "Lixo Zero", para atender as exigências e servir de modelo para as outras cidades. Estamos iniciando os trabalhos como parceiros, assim iremos ter um gasto bem menor, e iremos dar o pontapé inicial através da educação, começando com os alunos mais novos. Acreditamos muito no sucesso do projeto e damos muita importância a coleta seletiva." Disse Isaias Cabral
A prefeitura disponibilizará toda parte de comunicação, secretariado, local para instalação da Cooperativa de Catadores, e outros.

O Sesi, participará com o "Projeto Reciclar", onde receberá resíduos eletrônicos para serem tratados e destinados corretamente em seu descarte, além de outras ações.

A Cosern estará realizando palestras e ações de cidadania, onde a população participante receberá descontos nas suas contas de energia, entre outras ações.


Comentários