Vigilância Sanitária de Acari divulga relatório mensal sobre a qualidade da água referente a junho


O setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Acari recebeu nesta segunda-feira (14) o relatório mensal referente a junho que dispõe sobre a qualidade da água disponibilizada na cidade, tanto pela CAERN quanto pelas empresas revendedoras da tradicional "Água de Natal" para consumo humano. No total, foram coletadas amostras em 11 (onze) locais, 02 (dois) deles no Hospital Regional Dr. Odilon Guedes da Silva, 01 (um) no Hospital Maternidade e os outros 08 (oito) na iniciativa privada.

A análise técnica da qualidade da água foi realizada pelo Laboratório Regional Dr. José Paulo Filgueira, localizado em Caicó. Quanto ao Hospital Regional de Acari, a água coletada em dois locais foi considerada satisfatória, ou seja, atende à legislação vigente quanto aos parâmetros analisados. Já em relação ao Hospital Maternidade, a amostra coletada na torneira da cozinha apontou nível elevado de Escherichia Coli (ou Coliformes Termotolerantes), o que tornou a água insatisfatória.

Quanto aos depósitos de revenda da "Água de Natal", apenas 03 (três) de 08 (oito) foram considerados dentro dos parâmetros legais: Depósito de Jaime, localizado na Rua Antônio Basílio, nº 37; Depósito de Zé de Dila, localizado na Rua Olindina, nº 26; e Depósito Maria do Carmo, localizado na Rua Sátero Bezerra, nº 86.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Isabel Cristina, as instituições cuja água foi considerada insatisfatória pela análise técnica serão notificadas nos próximos dias para que se adequem à legislação vigente. A íntegra do relatório está disponível no setor de VISA, na Secretaria Municipal de Saúde.

VIGIÁGUA

A ação da Vigilância Sanitária de Acari atende aos requisitos do Programa VIGIÁGUA, que tem como objetivo garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.

Comentários