01 de abril de 1981: um dia que Santa Cruz e Região do Trairi jamais esquecerão

enchente_santacruz81_1

Dia histórico e de lembranças tristes para quem mora em Santa Cruz e Campo Redondo, cidades da região Trairi potiguar. Há 33 anos, a cidade de Santa Cruz enfrentava a maior tragédia de sua história. As fortes chuvas fez com que o açude Mãe D’água em Campo Redondo rompesse, consequentemente desaguando toda sua água no açude de Santa Cruz, que também não suportou e foi destruído. A partir daí, só Deus e Dona Maria de Fátima para evitar com que o desastre que se anunciava, provocasse milhares de mortes na população, até então desavisada de Santa Cruz.

Maria de Fátima na época era telefonista - Foto: Edgar Santos
Maria de Fátima na época era telefonista – Foto: Edgar Santos

Ao saber da notícia, Maria de Fátima que era telefonista de Campo Redondo ligou imediatamente para o Monsenhor Raimundo, pároco da freguesia, e o então prefeito Hildebrando Teixeira dando–lhes a triste notícia. Por ser 01 de abril, dia da mentira, muitos não quiseram acreditar na informação, mas foram convencidos por carros de som distribuídos na cidade, e o serviço de som, da necessidade urgente de fugirem para as partes altas da cidade de Santa Cruz, sendo abrigados em prédios públicos.

enchente_santacruz81_2

A enchente de 1981 provocou seis mortes e a destruição de mais de 1 mil casas, cuja correnteza atingiu ainda quatro municípios. O desastre foi tão grande, que chegou a derrubar torres de energia da Chesf, deixando o Rio Grande do Norte às escuras durante uma semana. O governador da época decretou estado de calamidade, e a partir daí várias ações de solidariedades foram intensificadas na cidade, com doações chegando de várias regiões do Brasil. Fotos: Edgar Santos via Blog do Marcos Dantas.

enchente_santacruz81_3

Comentários